Exames de Audição e Deficiência Auditiva
segunda-feira, 21st maio, 2012
O exame padrão para determinarmos a deficiência auditiva é a audiometria. É um exame simples podendo ser feito inclusive em crianças acima de 2 anos. Para crianças menores existem outros exames como a otoemissões acústicas (teste da orelhinha) e a audiometria de tronco cerebral (BERA), exames que não dependem da resposta do paciente, exames objetivos da audição.
O importante é o diagnóstico precoce e tratamento. Hoje podemos pensar desde a prótese auditiva, até a cirurgia como o implante coclear, quando colocamos eletrodos na parte interna da orelha que vai transmitir o som ao nervo responsável pela audição (coclear).
Faça avaliação de sua audição, um exame simples e disponível em todas as nossas unidades, pensando em sua qualidade de vida.
A família tem um papel importante, principalmente no paciente idoso. A saúde auditiva pode influenciar na felicidade e na segurança contra o isolamento e depressão. Tudo isso devido a um problema muitas vezes fácil de ser solucionado, mas se não houver um trabalho mútuo, o comodismo toma conta do paciente.