Afecções de Glândulas Salivares

segunda-feira, 21st maio, 2012
São órgãos localizados no pescoço com a função de produzir saliva. Dentre elas estão às parótidas, submandibulares e sublinguais. Existem as glândulas salivares menores, distribuídas em toda mucosa da boca.Dentre as patologias não neoplásicas das glândulas salivares, existem uma série de patologias diferentes que podem se classificar como patologias inflamatórias agudas (virais e bacterianas) e crônicas, doenças granulomatosas, S. Sjögren (doença autoimune), sialolitíase (pedra na glândula), lesões císticas, sialioadenose e trauma.Caxumba ou Parotidite epidêmica é a doença viral mais comum das glândulas salivares, assim como a causa mais comum de aumento da região parotídea, entretanto esse fenômeno tem mudado com o advento da vacinação. Pode mais raramente acometer outras glândulas salivares menores, submandibular e sublingual, sendo uni ou bilateral. Causada por um paramyxovírus, endêmico na comunidade, é transmitida por gotículas de saliva, secreção nasal e urina.

As parotidites agudas podem, ainda, ser causadas por outros vírus, tais como:

parainfluenzae, coxsackie (que causa aumento parotídeo e gengivite), echovirus e Epstein-Baar.A infecção purulenta das glândulas salivares é mais comum no diabetes, na doença renal, na desidratação grave, na presença de má higiene bucal e cáries dentárias e em pacientes convalescentes após cirurgia.Sialoadenite crônica é caracterizada por episódios repetidos de dor e inflamação, que agravam com a alimentação e levam à destruição da glândula e substituição por tecido de cicatriz. Seu tratamento é clínico e/ou cirúrgico.
Sialolitíase é a formação de cálculos nos ductos das glândulas salivares.A causa da formação de cálculos é desconhecida.

Existem outras doenças infectocontagiosas mais raras que podem acometer as glândulas salivares.

  • Linkedin
  • Youtube
  • RSS