Labirintopatias

segunda-feira, 21st maio, 2012

São distúrbios decorrentes do comprometimento do sistema vestibular periférico, o labirinto e o nervo vestibular. Estruturas localizadas dentro do osso temporal.

Vertigem, classicamente, é sensação de rotação do ambiente ou do próprio corpo percebido pelo indivíduo, sendo um sintoma típico de lesão vestibular.

O importante nos casos de vertigem é descartar um quadro central, ou seja, cerebral ou cerebelar, quando o tratamento é diferente. Isso muitas vezes é possível com uma historia clínica, auxiliada por um bom exame físico. Algumas vezes podem subsidiar o diagnóstico, exames complementares de imagem, um exame chamado OTONEUROLÓGICO, onde são realizadas algumas provas tanto para classificar as labirintopatiais, quanto para descartar origem central.

Traumas, tumores, hidropisia endolinfática (aumento da pressão do líquido do labirinto), entre elas a doença de Ménière, infecções do labirinto (sífilis), doença autoimune e metabólica, presbivertigem (tontura no idoso) são algumas causas de tontura.

É importante falar das doenças cervicais que podem desencadear tontura por estímulo neuronal ou vascular.
O tratamento vai desde mudanças de hábitos de vida, medicamentos, exercícios específicos para o labirinto, cirurgias, dentre outros, dependendo do tipo e origem da vertigem.

MUDANÇAS DE HÁBITO DE VIDA PARA TONTURA

  1. Medidas Alimentares
  2. Primeiras refeições do dia mais fartas, jantar mais leve;
  3. Evitar longos períodos de jejum;
  4. Evitar cafeína (café, chá-preto, chá-mate, chocolate, refrigerantes, principalmente os “colas”);
  5. Não ingerir bebidas alcoólicas;
  6. Controlar estresse, ansiedade e a agitação;
  7. O leite pode provocar vertigem em algumas pessoas, seja por alergia e/ou intolerância a lactose, além da tontura, pode haver diarreia, dor de cabeça, entre outros sintomas;
  8. Beba água, um litro e meio a dois litros é importante para o perfeito funcionamento do labirinto;
  9. O cigarro é um grande vilão pela estimulação do sistema nervoso;
  10. O sono noturno deve ser muito valorizado;
  11. As atividades físicas, como esportes, além de combate o estresse, propiciam bem-estar, melhora do sono, mas deve ser aplicador com movimentos lentos principalmente durante o tratamento agudo da doença.
  12. Controlar outras doenças (hipertensão, diabetes, colesterol, etc..)
  • Linkedin
  • Youtube
  • RSS