Lesões de Laringe

segunda-feira, 21st maio, 2012
As lesões benignas são as mais comuns, como nódulos, edemas e pólipos, apresentando como sinal a rouquidão. Muitas das lesões são tratadas com fonoterapia e/ou cirurgia. Algumas alterações podem decorrer de hábitos alimentares que propiciam o refluxo gastroesofágico. Com isso é importante seguir algumas regras quanto a essa patologia:

  1. Evitar café, chás, refrigerantes, comidas gordurosas e frituras, comidas condimentadas, frutas cítricas, chocolate;
  2. Evitar bebida alcoólica e fumo;
  3. Elevar a cabeceira da cama (de preferência a própria cabeceira da cama e não travesseiros);
  4. Não deitar logo após a refeição (pelo menos 2 horas);
  5. Evitar ingerir grande quantidade de alimento de uma só vez;
  6. Reduzir o peso
Lesões virais como o papiloma podem infectar a laringe. Outras doenças infectocontagiosas podem se apresentar na laringe (tuberculose, micoses, hanseníase, entre outras). Cada uma tem um tratamento específico., cabendo ao médico o diagnóstico com exames complementares instituindo o tratamento específico.Existe uma entidade à parte que são as lesões estruturais mínimas (sulco vocal, cisto epidermóide, ponte mucosa, microdiafragma, ectasias vasculares) que devem ser avaliadas e tratadas oportunamente.

A mais temida das lesões é o câncer de laringe. Neste caso, faz-se o que chamamos de estadiamento (classificar a invasão do tumor, metástases), como tratamento. Lembrar que o tabagismo e abuso de álcool são os principais fatores de risco do câncer de laringe.

  • Linkedin
  • Youtube
  • RSS