Otites

segunda-feira, 21st maio, 2012

Processo inflamatório da orelha, crônico ou agudo, média ou externa. As otites médias são, normalmente, infecções decorrentes de processos de vias aéreas superiores (gripes e rinossinusites), mais comuns em crianças, devido ao fato de que a tuba auditiva, comunicação entre o nariz e orelhas, é mais curta e menos angulada, havendo em alguns casos, secreção purulenta.

Já a otite externa é causada pela manipulação da orelha, uso de cotonetes, muito comum após banho de mar ou piscina.

Ao contrário da Otite Média Aguda (OMA), na qual o processo inflamatório se desenvolve subitamente e a resolução sobrevém de uma forma rápida e completa, a otite média crônica geralmente está associada a quadros mais insidiosos, persistentes e destrutivos. Essas características conferem à Otite Média Crônica uma agressividade maior, que se traduz clinicamente por uma série de complicações e sequelas anatômicas e funcionais vezes com necessidade de procedimento cirúrgico.

A família tem um papel importante, principalmente no paciente idoso. A saúde auditiva pode influenciar na felicidade e na segurança contra o isolamento e depressão. Tudo isso devido a um problema muitas vezes fácil de ser solucionado, mas se não houver um trabalho mútuo, o comodismo toma conta do paciente.

  • Linkedin
  • Youtube
  • RSS